sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que a Biblia Sagrada diz sobre o Dizimo......


Estudarmos as escrituras requer oração e vida no altar!!!!
......A questão do dízimo gera dificuldade e resistência em muitos cristãos. Em muitas igrejas, o dízimo recebe excessiva ênfase. Ao mesmo tempo, muitos cristãos não se submetem à exortação bíblica em ofertar ao Senhor. O dízimo e as ofertas deveriam ser uma alegria, uma bênção. Mas raramente é o que acontece nas igrejas hoje, infelizmente.

Dar o dízimo é um conceito do Velho Testamento. O dízimo era exigido pela lei na qual todos os israelitas deveriam dar ao Tabernáculo/Templo 10% de todo o fruto de seu trabalho e de tudo o que criassem (Levítico 27:30; Números 18:26; Deuteronômio 14:22; II Crônicas 31:5; Malaquias 3:8-10). Alguns entendem o dízimo no Velho Testamento como um método de taxação destinado a prover pelas necessidades dos sacerdotes e Levitas do sistema sacrificial. O Novo Testamento, em nenhum lugar ordena, e nem mesmo recomenda que os cristãos se submetam a um sistema legalista de dizimar. Paulo afirma que os crentes devem separar uma parte de seus ganhos para sustentar a igreja (I Coríntios 16:1-2).O Novo Testamento, em lugar algum, determina certa porcentagem de ganhos que deva ser separada, mas apenas diz “conforme a sua prosperidade” (I Coríntios 16:2). A igreja cristã basicamente tomou esta proporção (10%) do dízimo do Velho Testamento e a incorporou como um “mínimo recomendado” para o ofertar cristão. Entretanto, os cristãos não deveriam se sentir obrigados a se prender sempre à quantia de 10%. Deveriam sim dar de acordo com suas possibilidades, “conforme sua prosperidade”. Às vezes, isto significa dar mais do que 10%, às vezes, dar menos que 10%. Tudo depende das possibilidades do cristão e das necessidades da igreja. Cada cristão deve cuidadosamente orar e buscar a sabedoria vinda de Deus no tocante a sua participação com o dízimo e/ou a quanto deve dar (Tiago 1:5). “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).
Uma das questões que não sou a favor, esse tal de envelope com nome dos dizimistas, são ofertas para ser vistas pelos homens ou por Deus?
Outras Igrejas vão alem e fazem mural com os nomes de quem deu dizimo, humilhando ou para que todos vêem os que estão em "desobediência".
Que Deus tenha misericórdia!!
A primeira vez que o dízimo foi citado no Novo Testamento (Mateus 23.23), Jesus censurou os escribas e fariseus, dizendo-lhes: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé. Deveis, porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas
Então vamos buscar discernimento espiritual na Palavra, para entendermos o porquê, naquela ocasião Jesus recomendou a manutenção dessa ordenança da lei, dizendo: Deveis, porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas.   
            Assim afirmou Jesus, porque era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4.4), e viveu na tutela da lei. Reconhecendo-a, disse dessa forma, pela responsabilidade  de cumprir a lei. E para isso, em Mateus 5.17 e 18, Ele disse: Não cuideis que vim abolir a lei e os profetas, mas vim para cumpri-la, e, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
            Jesus assegurou que a lei deveria ser cumprida, mesmo no decorrer do seu ministério, porque qualquer que violasse a lei, seria apedrejado até a morte. E nesse caso, Ele não iria cumprir a sua missão aqui na terra para libertar o homem que estava morto na maldição do pecado.
            E verdadeiramente Jesus cumpriu a lei.  Foi circuncidado aos oito dias, foi apresentado na sinagoga (Lucas 2. 21-24), assumiu o seu sacerdócio aos trinta anos  (Lucas 3.23, Números 4.43, 47), e exerceu outras formalidades cerimoniais da lei.
            Observe também, que Jesus curou o leproso (Mateus 8.1-4) e depois o mandou apresentar ao Sacerdote a oferta que Moisés ordenou no capítulo 14 de Levítico. E hoje, alguém oferece ao sacerdote alguma oferta após a graça da libertação das enfermidades?
As igrejas muitas vezes pregam que o dizimo é para que haja mantimento na casa do Pai, mas o que vemos é o descaso com a população, programas sociais são poucos feitos e se alguém da Propria Igreja precisar de uma ajuda para  comprar um remédio ou uma assistência alimentar os pastores tiram por fora outras contribuições para ajudar os tais, e o mantimento na casa do Pai cadê?
Vão para enriquecer pastores e lideres e acham que estão na palavra......
Pastores são assalariados com valores altíssimos dependendo do tamanho da Igreja ganha cerca de até ou mais 20 mil reais por mês.
Sei que a vida de um servo do Senhor tem suas despesas, mas em um país que o salário minimo é 622,00 um pastor ganhar os 20 mil reais são um escandâlo para família evangélica do Mundo, enquanto muitos crentes são acurralados pelos discursos que obrigam a dar o dizimo, e outros até pregam que é melhor dar do que pagar uma conta..
Sou evangélico e tenho meus pontos críticos, porém alguem pode dizer, porque você está na Assembleia de Deus, resumidamente posso dizer que em todo lugar que você for existirá pontos doutrinários ou costumes que virão defrontar seu modo de pensar e de todas as quais que já estive, a que mas se assemelhou com o meu modo de pensar foi na ADbelem, prego o evangelho em varias igrejas anunciando o Jesus que liberta o homem do pecado.
Você que se sente feliz em dizimar ao Senhor faz bem, porque o senhor ama quem dá com alegria. Não por ameaças ou para que tenha oportunidade na igreja isso é claramente errado. tudo é de GRAÇA, já foi comprado pelo sangue do Senhor.
Mas seja grato a Deus sempre....
A oferta aceita tem que ser por sacrificios, isso quer dizer temos que nos esforçar para apresentar ao altar o melhor, mas com alegria fiquem na paz:
tags: Pregador Roberto Miguel da assembleia de Deus, diz que dizimo nos tempos atuais não é bíblico.

Um comentário:

  1. DÍZIMO VERDADE OU DESOBEDIÊNCIA Afinal meus irmãos e pastores. A LUZ DA BÍBLIA o que é OBEDECER A DEUS no NOVO TESTAMENTO. MALAQUIAS. 3. 8 a 12 ou 2º aos CORINTIOS. 9. 7. DÍZIMOS ou OFERTAS DE AMOR. Pensem bem ? Ainda ha tempo. JESUS ESTA VOLTANDO alonsocrrera@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores

Translate/tradutor

Arquivo do blog